sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Raças de Gato: Angorá


O gato Angorá é uma raça de gato doméstico, considerada uma das raças mais antigas e naturais. O Angorá, ou Angorá Turco, como é conhecido em diversos países de língua inglesa, é proveniente da região de Ancara, na Turquia. Esta raça é conhecida na Europa desde o início do século XVII. A raça de hoje trata-se de uma recriação artificial que trouxe grandes melhorias para a pelagem do animal, e também aumentou a variedade de cores.

História da raça Angorá

Como todos os gatos domésticos, o Angorá descende do gato selvagem africano (Felis Silvestris Lybica). Aparentemente, a história dos angorás e dos persas estão conectadas. O gato Persa foi desenvolvido por criadores americanos e britânicos a partir de mutações do gato Angorá. Apesar de algumas associações de felinos afirmarem que o gato Persa é uma raça natural, no século 19 os exemplares de gatos persas e angorás eram fisicamente idênticos.

No século 20, o gato Angorá foi usado para a melhoria da pelagem do gato Persa, mas as duas raças já eram muito diferentes, especialmente se considerarmos os exemplares de exposição da raça Persa, que apresentavam características flat-face muito mais acentuadas que anteriormente. No início do século 20, o Jardim Zoológico de Ancara iniciou um meticuloso programa de reprodução com a finalidade de proteger e preservar o que era considerado um tesouro nacional: o Angorá de pelagem branca pura. Uma das características mais valorizadas eram os olhos de cores diferentes, porém o único critério utilizado foi mesmo a cor da pelagem.

A raça foi levada ao Canadá em 1963 e foi aceita em 1973 pela Cat Fanciers Association (CFA). No entanto, apenas os exemplares brancos tinham reconhecimento até o ano de 1978. Hoje em dia, todos os clubes felinos dos Estados Unidos aceitam a raça Angorá em várias cores e padrões. Apesar da raça ainda não ser muito popular, os registros de novos filhotes estão em crescimento. Criadores turcos, no entanto, não reconhecem a versão americana do Angorá como uma verdadeira representação da raça original. De acordo com a opinião desses criadores, a versão americana do “Angorá Turco” é uma raça pura somente no papel.

Descrição e Aparência da Raça Angorá

Os gatos da raça Angorá tem tamanho médio, são muito elegantes, e apresentam uma linda pelagem semi longa. O branco e o laranja com dois tons têm sido tradicionalmente a cor mais representativa dos Angorás turcos. Foi a única cor aceita no início de sua criação, no entanto, todas as cores são aceitas atualmente, com exceção daquelas que demonstram um eventual cruzamento com gatos siameses. As cores mais comuns além do branco são o preto, azul, tricolor e escama de tartaruga. Alguns exemplares podem apresentar olhos de cores diferentes; um azul, e outro verde, por exemplo.

Temperamento da Raça Angorá

O gato Angorá é dócil, brincalhão e amistoso. Gosta de companhia e costuma ser muito apegado ao dono. É um gato inteligente e carinhoso e bastante ativo durante toda a sua vida. Esse felino gosta de escalar para pontos altos a partir de onde observa os seus donos. É muito apegado ao seu dono, o seu comportamento parece com o de um cão. São animais carinhosos e inteligentes, mas não é fácil conseguir um exemplar, uma vez que suas ninhadas costumam ser muito pequenas.

Fonte: Blog Do Gato

Nenhum comentário:

Postar um comentário