sexta-feira, 25 de maio de 2012

Plantas que Curam: DOIS AMORES - Euphorbia tithymaloides


Descrição : Família das Euforbiáceas. Esta planta é um arbusto pequeno, medindo até 3m de altura, muito ramificado, com ramos suculento^ quase fistulosos, folhas poucas, curto-pecioladas, alternas, ovais, oblongas, obtusas ou recurvadas no ápice, agudas coriáceas, onduladas nas margens & com a nervura central saliente na página inferior, glabras. É medicinal. O extrato da raiz, conhecido nas Antilhas Espanholas como ipecacuana e na França como ipeca de Saint-Domingue, é vomitivo, assim como o látex, sendo que este é acre é muito cáustico, enérgico, útil contra as úlceras de mau caráter, servindo também para extirpar as verrugas e os calos, ligar carnes dilaceradas e estancas hemorragias. A decocção de toda a planta é eficiente contra a amenorréia. Espécie xerófila, muito melífera e que, segundo Ridola, deve ser considerada como uma "descendente de Euphorbia de evolução póstuma com flores zigomorfas, modificada especialmente em vista de sua adaptação ornitófila". É planta ornamental, muitíssimo cultivada nos jardins e também usada para cercas vivas. Conhecida também pelos nomes de picão, sapatinho-de-judeu, dois-irmãos, etc. Suas flores são vermelhas, pequenas, medindo 15mm as masculinas, numerosas e dispostas na circunferência e uma só feminina no centro, inclusas num grande invólucro, bilobado, vermelho até purpúreo e com a forma de sapato, reunidas em cimeiras terminais densas; seu fruto é uma cápsula mais larga que comprida (até 7mm de comprimento e 9mm de largura, truncada na base e no ápice. Suas sementes são ovóide-agudas, pedúnculos 1-floros curtos. O Estado que mais cultiva essa planta é o Amazonas.

Parte utilizada: toda a planta.

Propriedades medicinais:
- extrato da raiz e o látex: vomitivos;
- látex: cáustico enérgico e acre, calicida, anti-hemorrágico.

Indicações: sífilis, úlceras, verrugas, regenerar carne dilacerada, amenorréia.

Contra-indicações/cuidados: por encerrar látex cáustico e tóxico, o uso da planta deve ser feito sob orientação médica.

Modo de usar: Utiliza-se externamente. O uso interno só mediante orientação médica.
decocção de toda a planta: amenorréia.

2 comentários:

  1. Querido amigo, me diga como esta o pingo que direi a ela, quando ela voltar vai me matar, porque rsrsrsrs tem mais 90 mensagem com pedido de livros que não mandei, rsrsrsrs ela quando voltar nossa vai ser fogo e faisca pra todos os lados, mas não tenho tempo e nem a paciencia dela e ela sabe onde esta tudo, apesar dela ser hiper organizada. mas ela e ela, eu um tanto voada. ....os 90 apenas no Lua negra do natureza tem guase a mesma coisa, então será corte no pescoço duplo.rsrsrsr diga-se de passagem, estou fritaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    beijos com carinho Sol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pingo está bem.
      Como houve uma pequena complicação nos pontos, ele esta tomando antibiótico esta semana e sábado vamos voltar a Clínica Veterinária.
      Nossa, só nossa amiga para ter paciência...
      Quem dera eu ter tempo ou paciência para isso... kakakakaka
      Boa sorte para ti rs
      Vai levar chamada com certeza... kakakakakaka
      Beijocas

      Excluir