segunda-feira, 21 de maio de 2012

Plantas que Curam: DAMASCO - Armeniaca vulgaris


Descrição : Planta da família das Rosaceae. Também conhecida como abricó. O damasco é uma espécie de Prunus , classificada com a ameixa no subgênero de Prunus. É uma árvore pequena de 8 à 12 metros de altura, com tronco de 40 cnetímetros de diâmetro. As folhas são ovais , 5-9 cm e 4-8 cm de comprimento, com uma base arredondada, uma ponteira e uma margem finamente serrilhada. As flores são 2-4,5 cm de diâmetro, com cinco pétalas brancas a rosadas, são produzidos individualmente ou em pares, no início da primavera, antes das folhas. O fruto é uma drupa semelhante a um pequeno pêssego , 1,5-2,5 cm de diâmetro (maior em algumas das modernas cultivares ), de amarelo para laranja, muitas vezes tingido vermelho no lado mais exposto ao sol, sua superfície é geralmente púberes . A única semente está dentro de um shell de pedra dura, muitas vezes chamado de "pedra", com um granulado, com o lado suave textura.

Parte utilizada: sementes, frutos, folhas.

Origem : A área de distribuição natural é um pouco incerta, devido ao seu cultivo extensivo pré-históricos.

Princípios Ativos: ácido acético, ácido caféico, ácido clorogênico, ácido cítrico, ácido ascórbico, ácido esteárico, ácido glutâmico, ácido linoléico, ácido málico, ácido oléico, ácido pantotênico, ácido p-cumárico, ácido quínico, ácido isobutírico, alanina, alfa-terpineol, amigdalina, beta-caroteno, beta-sitosterol, campesterol, fitosteróis, fenilalanina, folacina, fósforo, geraniol, glicina, ferro, isoleucina, isoquercitrina, kaempferol, limoneno, linalol, licopeno, lisina, magnésio, mirceno, niacina, potássio, quercetina, quercitrina, riboflavina, rutina, tanino, vitamina B6.

Propriedades medicinais: afrodisíaca, antiespasmódica, antiidade, antitussígena, calmante, demulcente, diurética, emoliente, estimulante, expectorante, hidratante, laxante, mineralizante, nutritiva, peitoral, sedativa, tônica.


Indicações: pele, membranas, mucosas, visão, evitar doenças do coração, derrame, catarata, algumas formas de câncer; inibir desenvolvimento de tumores, combate ao envelhecimento, alimentação dos diabéticos, pressão arterial, estabilizar as taxas de açúcar no organismo, evitar deficiência de ferro, bronquite, asma, prisão de ventre e enfisema; incontinência urinária, constipação, disfunções da potência sexual, impotência de origem fisiológica, disfunções do orgasmo, insensibilidade genital, ejaculação precoce, estimulante do sistema nervoso, depressão.

Contra-indicações/cuidados: TÓXICO. O consumo exagerado pode provocar efeitos nocivos em crianças menores de 10 anos e adultos com mais de 50 anos. Contra indicado em casos de diarréia.
As folhas e hastes podem provocar diarréia, dor de cabeça, vômito e náusea. Em excesso, podem causar envenenamento hidrociânico, depressão no sistema nervoso, falhas respiratórias. O glucosídeo amigdalina, presente em seu caroço, pode produzir um veneno de ação muito rápida se misturado com água. A toxicidade reduz-se se o caroço for cozido na panela ou no vapor. A raiz é usada no preparo de um antídoto contra tal envenenamento.

Modo de usar:
- amêndoa triturada (líquido): gotas para dor de ouvido (morno);
- amêndoa: resfriados, tosse, reumatismo, dores, inchações dos pés, prisão de ventre;
- decocção das folhas em gargarejos: afecções da garganta, angina catarral.


7 comentários:

  1. Fiquei muito feliz com a presença.Só tenho agradecer pelas palavras deixadas.
    Gostei muito da postagem. Acredito que todas as plantas e frutas tem muitas utilidades pra uso medicinais. O governo poderia investir mais em manipulação desses medicamentos do que em medicamentos cheio de tantas quimicas como todos são hoje. Os remedios de hoje em dia cura uma doença e mexe com outra. Que bom seria se todo mundo tivesse um pé de remedio plantado no quintal de sua casa. Acho que muitas coisas mudariam.
    O Damasco tem várias utitilidades, muito boa essa informação. Obrigada pela beleza e dicas importante nessa postagem.

    Grande abraço!

    Ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Não precisa liberar esse comentário. Só queria dizer pra colocar o link do blog no seu perfil, porque seu endereço que sai no perfil do comentário não tem o endereço do blog, eu consegui entrar porque vi o endereço em uma das fotos desse seu link do perfil. https://plus.google.com/118071601271089514688/posts

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Smareis,

      sim, as plantas são maravilhosas.
      Quem sabe, um dia as coisas mudam...
      Muitos estão mudando seu modo de tratamento para algumas doenças.
      Eu mesmo ando usando algumas ervas para combater a diabetes.
      Ah!
      Quanto ao perfil, tem que clicar em perfil quando abre esta página...
      Abraxos

      Excluir
  3. Olá amigo do coração, adorei este seu post, eu desconhecia todas estas propriedades do Damasco.
    Votos de uma linda 2ª feira.
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  4. Eu pouco conhecia, na verdade, não é o sabor que mais me apetece. No entanto, sempre que vejo eu me lembro de meu pai, porque ele adorava. Eu gosto muito de uma torta do Kurtz feita de chocolate com damasco.

    Lindissima flor. Nunca tinha visto uma, embora já tenha visto as frutas no pé.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou bem sincero, adoro rs
      Minha avó paterna que também adorava!!!
      Linda flor mesmo né?!
      Beijocas

      Excluir